Blog

7 hábitos que você deve evitar para permanecer saudável

Muitas vezes perseguimos costumes capazes de fortalecer o nosso corpo, como praticar exercícios ou buscar uma alimentação mais orgânica. No entanto, é comum ficarmos presos a rotinas maléficas e nem percebermos…

Você está realmente de olho na sua saúde como um todo? Se você já não possui os hábitos a seguir, parabéns! Caso contrário, procure aniquilar ou pelo menos minimizar alguns deles.

FUMAR

Já não é novidade que o infame agente cancerígeno conhecido como “cigarro” é algo a se evitar. Fumar, além de estragar nossos pulmões, pode trazer uma sensação muito perigosa para quem quer ser saudável: uma terrível falta de fôlego.

Dessa forma, atividades triviais como caminhar ou correr podem se tornar custosas para os fumantes. Além disso, os fumantes também costumam ter problemas com sono, alimentação e disposição para a vida como um todo.

BEBER EXCESSIVAMENTE

Não, isso não vale apenas para bebidas alcoólicas. É claro que ingerir álcool em excesso pode prejudicar o fígado, o estômago, o esôfago e a saúde em geral. No entanto, há outros líquidos que, quando consumidos em excesso, também são capazes de estragar nossa saúde.

 

O café é um exemplo. Altas doses de cafeína podem desregular nosso organismo e afetar até mesmo a integridade do nosso sono. Ingerir refrigerantes e outras bebidas artificiais em excesso também pode desequilibrar o funcionamento natural dos nossos órgãos. Moderação é a chave para permanecermos saudáveis!

COMER “SEM FREIOS”

Pois é, o mesmo vale para comidas. Evite comer apenas “trash food”: comidas prontas, fast food, salgadinhos, doces, alimentos gordurosos… E também cuide quanto à quantidade: qualquer uma dessas tentações, quando consumida constantemente em excesso, pode causar danos sérios ao seu organismo a médio ou a longo prazo.

Pode parecer chavão, mas uma nutrição balanceada é a chave para uma vida saudável. Equilibre sua alimentação e não tenha pudor de buscar orientações, caso tenha problemas em saber o que é melhor comer.

NÃO DORMIR DIREITO

O sono, aliado à alimentação, é a base para o nosso bem estar no dia a dia. É fundamental que nós consigamos dormir entre 7 e 8 horas por dia todos os dias, durante os períodos matutinos e de uma forma completa, ou seja, com repouso total do nosso corpo e mente.

Pode ser perigoso para o nosso sistema biológico tentar inverter os períodos de sono ou dormir poucas horas por dia. A nossa disposição, a nossa forma de pensar e até mesmo o nosso apetite podem ser impactados pelo ritmo de sono que adotamos. Fique em sintonia com a sua cama!

 

SEDENTARISMO

Este terrível hábito dispensa comentários, não é mesmo? Se você acompanha nossas dicas e posts aqui na Clínica da Saúde Curitibana (seja no nosso blog ou nas nossas mídias sociais), sabe que uma rotina básica de atividades físicas é crucial para nossa saúde. Fazer exercícios é viver!

Rotinas em escritórios, por exemplo, nos levam a ficar parados por muito tempo em uma ou outra posição corporal. A melhor forma de combater isso é realizar alongamentos durante o expediente e, fora dele, adotar uma simples — mas constante — prática de exercícios, seja em casa, em um parque, em uma academia ou aqui mesmo na Clínica! Fale conosco.

CONSUMIR DROGAS ILÍCITAS

Outro costume que, pelo próprio nome indicar algo ilícito, não precisaria nem ser comentado aqui. No entanto, é importante reforçar que substâncias ilegais não devem ser consumidas sem autorização, muito menos sem controle. Até porque o fator “viciante” dessas drogas geralmente ocasiona perigos imediatos à saúde. Fuja disso!

“PERDER A CABEÇA” REGULARMENTE

Ei, como assim? É isso mesmo: quando a vida adulta chega e nós assumimos mais responsabilidades, é comum ficarmos mais estressados, mais angustiados e até mesmo mais deprimidos com muitos assuntos. E esses sentimentos podem afetar diretamente nossa saúde de uma forma bastante negativa.

Pense assim: nosso humor e nossa disposição para a vida estão diretamente ligados ao nosso bem estar emocional. Sendo assim, responsabilidades gerais e outros fatores que desequilibram nossas emoções podem ocasionar problemas relacionados à nossa saúde e também impactam a nossa vontade de “curtir a vida” de forma geral.

Gostou? Compartilhe

Depoimentos

De quem já confiou em nós

Agende sua consulta

Com profissionais qualificados

*Após agendamento, você será avisado por e-mail sobre
a confirmação da data e horário escolhido.

Top