Blog

Acupuntura para tratar linhas de expressão

As linhas de expressão são vincos que surgem na nossa epiderme com o passar dos anos. Essas marcas mostram a nossa idade, nossa trajetória e por algumas vezes, surgem de forma precoce, atribuindo mais idade a quem não a tem. As linhas de expressão se dão pela perca do colágeno da pele – que acontecem por causa da idade e de outros fatores. Para entendermos o efeito da acupuntura no alívio dessas marcas é necessário que antes de tudo, entendamos do que se trata a acupuntura.

A acupuntura é uma das vertentes da medicina tradicional chinesa que sugere a aplicação de agulhas em pontos específicos para os sintomas apresentados. Estes pontos estimulados durante o tempo certo e de forma correta equilibram a energia vital do corpo, trazendo melhoras para a saúde e retirando bloqueios.

Acupuntura trata linhas de expressão

Quais fatores influenciam no aparecimento das rugas?

Vários fatores podem causar rugas, o primeiro que podemos citar é a idade. A idade chega para todos e com ela se vão as fibras colágenas que dão sustentação e flexibilidade a pele, vamos falar a seguir de hábitos que, por vezes, temos sem notar e que danificam a nossa pele ao longo dos anos.

· Exposição solar
A exposição aos raios UV envelhecem a pele, causando queimaduras, manchas e desidratação. Essa degradação se dá por que a exposição solar durante tempo prolongado, causa estresse a pele fazendo com que sejam liberados radicais livres e com isso quebram as células de colágeno, causando flacidez.

· Expressões faciais
As expressões faciais são uma das formas de comunicação do ser humano, porém o uso em excesso desse recurso acabam marcando a pele pela contração demasiada da musculatura facial. Tendo em vista que os músculos da face são os mais frágeis do corpo e em inserção cutânea.

· Cigarro
A nicotina contida no cigarro quebra as fibras colágenas, ajudando na flacidez da pele.

Existem outros motivos que, associados causam muitos males a pele. Vamos fala agora sobre como a acupuntura pode ajudar.

Como funciona a acupuntura estética?

É importante dizermos que a acupuntura estética tem o papel da melhoria da pele e que essa melhoria surge de dentro pra fora, pois quando um paciente procura a clínica para fazer o tratamento, a sua autoestima se eleva, fazendo com que seu semblante fique diferente.

Na acupuntura a aplicação da agulha no local desejado causa estranhamento no corpo, causando assim efeitos fisiológicos como: aumento do fluxo sanguíneo, aumento da oxigenação do músculo e o reequilíbrio da energia vital do paciente, aumentando o tônus da musculatura, estimulando a proliferação das células fibroblásticas, que estimulam a produção do colágeno, que é tão importante para a sustentação da pele.

Na acupuntura, os aplicadores acreditam no equilíbrio da energia, então, o segundo meio de aliviar as rugas é equilibrando o Zang Fu, que é a representação dos órgãos e vísceras, tendo em vista os desequilíbrios pelo corpo são representados na face.

É importante lembrar que a beleza vem de dentro e se exterioriza na face, sendo assim é importante estar de bem com o seu interior e com toda energia que emite. Segundo os chineses, as alterações na pele pela idade se dão por conta dos rins – devemos incluir nesse tópico a escassez no consumo de água e a saúde abalada dos rins-, já os problemas na derme vêm do pâncreas, os problemas relacionados a epiderme vem dos pulmões, as dificuldades relacionadas ao tônus dos músculos faciais vem do fígado e as expressões faciais do coração.

As agulhas são inseridas em acupontos, onde tem um grande numero de terminações nervosas, é importante que o profissional tenha domínio da anatomia do corpo humano e saiba os pontos de inserção do músculo na cútis e o seu ponto de origem.

Quais cuidados tomar?

Para manter sua pele saudável, a acupuntura se torna uma etapa. É importante o bom sono, dormir em horários apropriados; tomar bastante agua, mantendo assim o corpo e pele hidratados; uma boa alimentação se torna fundamental, pois como já vimos acima, cuidando da nossa saúde física a pele reflete; Diminuir ou até parar com o uso de bebidas alcoólicas e cigarro, tendo em vista que aceleram o processo de envelhecimento da pele.

Um dos mais conhecidos exemplos de preservação da pele é evitar sol forte sem as devidas proteções, use protetor solar, chapéus e óculos; e visitas regulares ao dermatologista podem ajudar na manutenção da pele através de cremes, protetores e medicamentos adequados para o seu tipo de pele.

Quando for procurar um profissional responsável por executar a técnica da acupuntura estética, pesquise. Pesquise sua autorização para exercer a função e limpeza da clinica, é fundamental também que sejam observados o destino das agulhas após a utilização, sabendo que entram em contato com fluidos corporais e não são reutilizáveis.

Agora que você já sabe mais sobre essa modalidade da acupuntura é so pesquisar e experimentar, boa sorte!

Gostou? Compartilhe

Depoimentos

De quem já confiou em nós

Agende sua consulta

Com profissionais qualificados

*Após agendamento, você será avisado por e-mail sobre
a confirmação da data e horário escolhido.

Top