Blog

RPG e Pilates Métodos para bem estar, equilíbrio e saúde

A correria da vida contemporânea faz com que alguns hábitos virem rotina. Hábitos de fazer exercício, beber água e se alimentar bem são exemplos de bons hábitos, mas pela vida corrida, nem sempre estão presentes.

Um dos hábitos que foram adquiridos pelo ser humano é o da má postura. O excesso de tempo sentado, de cabeça baixa ou com o corpo em uma única posição pode danificar e causar problemas nessa estrutura tão importante para o ser vivo.

Existem técnicas que relaxam essa estrutura e aliviam as dores e incômodos causados pela rotina estressante. Veremos os benefícios do RPG e Pilates para nossa postura, mas antes devemos entender do que se trata cada um.

Pilates e RPG

O que é RPG?

O RPG ou Reeducação da postura global é um método da área da fisioterapia que tem a finalidade de corrigir danos a postura, usando técnicas específicas para o alongamento do tecido muscular.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reeducação da postura global, essa técnica nasceu através da obra O Campo Fechado, depois de 15 anos de pesquisa na França, usaram o domínio da biomecânica como ponto de partida.

Essas técnicas de alongamento podem ser usadas para o tratamento de patologias que tem como vertente de tratamento os campos da fisioterapia. Podemos dar exemplos, como:

· Patologias morfológicas;
· Problemas na postura – Escoliose, joelhos valgos e joelhos varos, por exemplo;
· Lesões nas articulações;
· Patologias reumáticas – Artrites, artrose, bursite e tendinite;
· Sequelas neurológicas espasticas – Hérnia de disco e labirintite;
· Problemas causados através de traumas;
· Doenças respiratórias – Asma e bronquite.

Assim como outras técnicas, a reeducação postural global tem seus fundamentos, tornando-a uma técnica com visão holística, com abandono do modelo biomédico tradicional e sensível a seu paciente. Seus três princípios principais são:

· Individualidade: Cada um reage de uma forma específica, pois somos seres diferentes;
· Causalidade: Nem sempre a causa do problema esta ligada diretamente ligada ao sintoma que ele apresenta;
· Globalidade: O corpo é um todo.

Agora que falamos sobre Reeducação da postura global, vamos explicar melhor sobre o Pilates.

O que é o Pilates?

Esse método de exercício físico foi criado no período da primeira guerra mundial, desenvolvido para ajudar no ganho de força na musculatura, mas hoje é usado com várias finalidades, inclusive melhora da flexibilidade e reabilitações.

Os exercícios do Pilates podem ser realizados no chão ou com o material específico para a sua execução, estimulando assim múltiplas áreas do corpo durante os exercícios, ajudando no aumento da flexibilidade e tônus da musculatura do corpo.

Assim como a RPG, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, diminui tensões espalhadas pelo corpo, melhora a mobilidade nas articulações envolvidas e aumenta o tônus da musculatura, ajudando a garantir a sua força.

Assim como na RPG, o Pilates visa cada paciente de forma individual, indicando exercícios específicos para as suas queixas, causas das queixas e consequências de cada uma para o corpo. A visão holística se faz presente. Além de todos os estímulos apresentados, como tem uma visão global do paciente, o

Pilates ajuda na comunicação entre o corpo e a mente, tendo em vista que só existe saúde, quando estão equilibrados.

Apesar de aumentar a força da musculatura, o Pilates não é indicado para a hipertrofia muscular, tendo em vista que a musculação faz melhor esse papel.
Agora que entendemos do que se trata cada um, vamos entender por que a RPG e o Pilates juntos trazem benefícios ao corpo.

RPG e Pilates

Como citamos acima, essas duas técnicas compartilham muitas ideias para o bem-estar e equilíbrio da saúde. Podendo se integrar e serem usados de forma complementar, o RPG pode ser usado para pacientes que buscam alívio de dores, relaxamento, melhora na postura e no equilíbrio, por exemplo.

O Pilates pode ser usado na área de prevenção a patologias, para terapias e exercícios para melhorias no corpo, em geral, além de poder ser praticada para fins estéticos, ajudando na fluidez dos movimentos e conforto.

Nenhum dos métodos faz uso de fármaco em suas sessões e tem uma visão globalizada do paciente, ausentando o modelo biomédico, onde o paciente era visto apenas como sua patologia, mas sim equilibrando a saúde mental e física.

As sessões de Pilates podem ser feitas três vezes na semana. No início pode ser um pouco mais difícil, por isso, a regularidade da sua prática deve ser definida pelo profissional responsável. Já a RPG tem a sua regularidade definida pelo profissional responsável, de acordo com a queixa do paciente.

Uma das diferenças básicas entre essas técnicas é que o Pilates é mais procurado para fins estéticos e de melhora de postura, enquanto que a reeducação postural global é mais procurada para o tratamento de patologias e alívio de dores corporais.

O principal profissional responsável pela execução dos dois tipos de técnicas é o fisioterapeuta especializado, então na hora de procurar um profissional, escolha o mais capacitado, pois isso fará diferença em seu tratamento.

Gostou? Compartilhe

Depoimentos

De quem já confiou em nós

Agende sua consulta

Com profissionais qualificados

*Após agendamento, você será avisado por e-mail sobre
a confirmação da data e horário escolhido.

Top